O que é teste no lado do cliente?
O teste no lado do cliente é o processo de renderização da experimentação de variações no nível do navegador.
Quando um usuário visita uma página web, ele inicia uma solicitação ao servidor, que envia o arquivo necessário ao navegador. Por sua vez, o navegador processa o arquivo e exibe a página solicitada. O uso de elementos interativos nela é possível por meio da utilização de JavaScript nos arquivos.
O JavaScript também é usado para gerar variações para experimentos, como testes A/B, multivariados e divididos (split test). Ele pode ser executado no nível do navegador ou no próprio servidor. O JavaScript é executado no nível do navegador para a realização de testes no lado do cliente, enquanto o processo de renderização das variações no servidor recebe o nome de teste no lado do servidor.
Um exemplo de uso de teste no lado do cliente é o fornecimento de variações do botão de call to action (CTA) para a realização de um teste A/B. Quando um usuário se torna parte do teste A/B, os seletores no DOM identificam o elemento HTML (nesse caso, o botão de CTA) e, em seguida, executam o JavaScript no navegador para modificar o CTA e criar variações. Qualquer tipo de modificação pode ser feito, como alterar o estilo CSS, ocultar, remover, redimensionar e duplicar elementos.
Vantagens do teste no lado do cliente
Estes são os benefícios dos testes no lado do cliente:
Adoção facilitada
Existem diversas ferramentas de testes A/B no lado do cliente disponíveis no mercado, como é o caso da VWO, que oferece um editor WYSIWYG que não requer conhecimentos de programação para criar variações. Essas estruturas facilitam a adoção de testes no lado do cliente, especialmente se a empresa for pequena e não tiver uma equipe de desenvolvimento dedicada.
Baixo custo de investimento
O teste no lado do cliente requer menor investimento financeiro quando comparado ao teste no lado do servidor. Ele representa o modo de experimentação preferido das empresas que possuem um orçamento apertado ou estão dando os primeiros passos na área de otimização.
Capacidade de testar com frequência
Os testes no lado do cliente possibilitam o uso de ferramentas intuitivas para criar variações, o que facilita para a equipe de CRO desenvolver modificações com frequência e testar mais hipóteses.
Limitações dos testes no lado do cliente
Estas são as principais limitações dos testes no lado do cliente:
Redução da velocidade do site
O JavaScript é executado no nível do navegador, o que aumenta o tempo de LCP (“largest contentful paint” ) em comparação com a renderização no lado do servidor.
Flickering
Nos testes no lado do cliente, um “flash” do conteúdo original aparece antes das variações, o que é chamado de efeito flicker (cintilação). Isso pode ocorrer quando o navegador carrega as variações executando JavaScript.
Limitação a testes de UI/UX
O JavaScript é executado na extremidade do navegador, por isso, há um limite para o escopo da experimentação. O teste no lado do cliente não é viável para experimentos complexos, como testes de algoritmo de pesquisa de produtos. Sendo assim, a execução de uma experimentação complexa e dinâmica só é possível com testes no lado do servidor.
Impossibilidade de executar experimentos omnichannel
Os testes no lado do cliente não podem ser executados na web e no aplicativo ao mesmo tempo. Para experimentos omnichannel, o ideal é usar a experimentação no lado do servidor.
Ciclo de vida do teste no lado do cliente
O teste no lado do cliente é composto por múltiplos estágios:
a. Análise comportamental
A otimização começa com a compreensão do fluxo e do comportamento dos usuários existentes. Normalmente, a análise comportamental envolve o estudo dos dados dos visitantes coletados por ferramentas analíticas, a análise de heatmaps dinâmicos, a compreensão das jornadas no funil e a observação de gravações de sessões.
b. Criação de hipóteses
Com base na análise comportamental, é formulada uma hipótese que destaca o elemento a ser experimentado e o efeito esperado sobre um KPI.
c. Teste no lado do cliente
Um teste A/B ou multivariado no lado do cliente é realizado para monitorar e comparar o desempenho da variação em relação à página original, chamada de controle. A experimentação termina com um vencedor. Vale ressaltar que o teste multi-armed bandit está ganhando popularidade, porque expõe o tráfego às variações de melhor desempenho ao longo do tempo, antes de o teste atingir significância estatística.
d. Implementação
Ao final dos experimentos, a variação vencedora é implementada no site, expondo todos os visitantes à nova experiência.
e. Documentação
Todo o processo do teste no lado do cliente é documentado com os aprendizados, erros corrigidos e resultados. A documentação funciona como uma referência para futuras campanhas de otimização.
Resumo
O teste no lado do cliente envolve a renderização de variações de experimentação no nível do navegador usando JavaScript para modificar diversos elementos, como botões de call to action. Ele é fácil de adotar, tem baixo custo de investimento e permite realizar experimentos frequentes, mas pode reduzir a velocidade do site, causar o efeito flicker e é limitado a testes de UI/UX.
O ciclo de vida do teste no lado do cliente envolve análise comportamental, criação de uma hipótese, teste no lado do cliente e implementação da variação vencedora. Uma experimentação complexa e dinâmica só é viável com a realização de testes no lado do servidor.
Comece a fazer testes no lado do cliente de graça com a VWO. Saiba mais sobre o pacote Starter da solução VWO Testing na página de planos e preços.