Fluxo visual é o caminho natural que os olhos seguem para visualizar o conteúdo. A equipe de design deve criar uma comunicação clara e um fluxo intuitivo para o usuário final. O rastreamento do fluxo visual desempenha um papel fundamental nessa tarefa.
O rastreamento do fluxo visual ajuda a criar pistas visuais que orientam o usuário pelo conteúdo e o estimulam a agir. Trata-se de um processo essencial para atingir metas associadas à conversão e personalizar a experiência do usuário.
Um caso de uso comum de rastreamento do fluxo visual está presente nas lojas de e-commerce. A equipe de design analisa o fluxo visual e projeta as páginas dos produtos de forma que os visitantes visualizem todas as informações necessárias para adicionar itens ao carrinho.
Agora que destacamos a definição de fluxo visual e sua aplicação, vamos conhecer os tipos de fluxo que existem.
Tipos de fluxo visual
A maioria dos usuários segue um fluxo visual padrão ao consumir conteúdo. Existem dois tipos de fluxo visual comuns para visualizar o conteúdo on-line: o padrão F e o padrão Z. Vamos entender melhor cada um deles.
Padrão F

Neste padrão, o fluxo visual começa na extremidade superior esquerda, move-se horizontalmente em direção à extremidade direita e, em seguida, desce para seguir o mesmo movimento horizontal. O fluxo inteiro tem a forma da letra “F”. Esse tipo de fluxo ocular é comum em conteúdos com muito texto, como publicações em blogs, SERPS, e-mails, artigos, entre outros.
O usuário tem o foco máximo na extremidade esquerda da tela, que é gradualmente reduzido com o movimento horizontal e descendente. Esse fluxo visual traz uma ideia sobre em qual ponto os usuários perdem o interesse na leitura do conteúdo e começam a passar os olhos pela página.
O engajamento com o fluxo visual padrão F pode ser aumentado usando as seguintes técnicas:
- Apresentar uma narrativa envolvente no início do conteúdo
- Criar parágrafos curtos
- Incluir elementos visuais
- Adicionar tópicos ou marcadores
A identificação do fluxo visual padrão F em conteúdos com muito texto é uma indicação de que é preciso otimizar. Ele auxilia no posicionamento dos elementos e textos importantes para obter o máximo de exposição e engajamento do usuário final.
Padrão Z

Este padrão é comumente observado em conteúdos com predominância visual e pouco texto. O fluxo visual começa na extremidade superior esquerda da dobra e se move horizontalmente para a extremidade direita. Em seguida, o fluxo se move diagonalmente para a extremidade inferior esquerda, seguido pelo movimento horizontal para a extremidade inferior direita.
O fluxo visual padrão Z requer que os elementos importantes sejam mantidos nos cantos da página. Por isso, é comum encontrar os CTAs principais posicionados nos cantos à direita, enquanto um elemento visual, como uma hero image, é mantido no meio para manter o engajamento do usuário. O canto superior esquerdo é utilizado para exibir o logotipo e o slogan da marca. O canto inferior esquerdo é preenchido com texto para despertar o interesse do visitante com informações relevantes.
O rastreamento do fluxo visual padrão Z desempenha um papel importante no design dos sites de página única e páginas iniciais para gerar leads. Além disso, o padrão é repetido a cada dobra da página, criando uma sequência em ziguezague.
Os padrões Z e F são fluxos visuales naturais. Mas os designers utilizam diferentes pistas visuais para controlá-los. A seguir, vamos aprender como controlar o fluxo ocular.
Como controlar o fluxo visual com design?
Os designers controlam o fluxo visual para direcionar os usuários a determinadas partes ou elementos do site. O design é criado de forma a orientar o usuário a percorrer a jornada desejada e tomar uma decisão com base nela. Estas são algumas maneiras pelas quais o fluxo ocular é controlado:
Setas
A tendência humana é olhar para onde uma seta está apontando. Por isso, os designers inserem setas ao lado de elementos ou áreas que precisam da atenção do usuário.
Animação
Recursos visuais animados funcionam porque o olho humano tem o hábito de captar um objeto em movimento quando o fundo é estático. No entanto, é preciso ter cautela com esse recurso, pois o uso excessivo de animações pode prejudicar a experiência do usuário.
Imagens apontando para uma direção
Quando uma imagem contém elementos como pessoas olhando para uma direção, o fluxo visual se move naturalmente naquele mesmo sentido. Sendo assim, componentes e textos importantes devem ser posicionados nessa direção. Essa é uma técnica simples de controle do fluxo visual que causa um impacto positivo na taxa de conversão.
Linhas e curvas
Linhas e curvas direcionam o fluxo visual, pois criam um movimento entre dois pontos. O efeito que as linhas exercem sobre o fluxo visual é sutil. Esses elementos ajudam a definir uma cronologia, distinguir duas seções e enfatizar uma área específica de uma página.
Espaço em branco
Este é o espaço entre os elementos e o texto. Os espaços em branco ajudam a enfatizar um elemento ou texto e definem o movimento e o fluxo do conteúdo visual. Quando otimizado, o espaço em branco auxilia o fluxo gradual de informações e evita que o visitante se sinta sobrecarregado com o conteúdo. Ele também torna a interface mais fácil de usar.










