O que é marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo consiste em planejar, criar, compartilhar e publicar conteúdo de qualidade com o propósito de atingir seu público-alvo novo ou existente. Ele abrange qualquer mensagem que tenha como objetivo atrair, informar, convencer, inspirar e persuadir usuários a se tornarem clientes.
O conteúdo pode ser disponibilizado por meio de diferentes canais, como redes sociais, sites, podcasts, blogs, aplicativos, white papers e muitos outros.
Vantagens do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo traz benefícios que podem ajudar no crescimento de uma empresa. Isso acontece das seguintes formas:
- Aumento do tráfego do site: o conteúdo relevante em forma de e-mail marketing e publicações nas redes sociais atrai mais usuários para que acessem o seu site. Isso resulta em maior tráfego originado dos mecanismos de busca, como o Google.
- Engajamento do cliente: a criação de conteúdo útil e selecionado é eficaz no engajamento dos visitantes, o que pode levar a um nível mais alto de conversões.
- Promoção de percepção positiva da marca: o conteúdo que você cria ajuda seu público no momento em que ele mais precisa. As pessoas tendem a fazer negócios com marcas que já conhecem e nas quais confiam, em vez de adquirir produtos ou serviços de empresas com as quais não estão familiarizadas.
- Aumento do conhecimento da marca: o marketing de conteúdo conscientiza o público sobre a disponibilidade de produtos ou serviços como soluções viáveis para lidar com os problemas.
- Geração de leads: você pode converter visitantes já existentes em leads ao oferecer conteúdo atrativo que os incentive a compartilhar informações relevantes para realizar uma venda. Quanto maior o número de leads, maiores as chances de vendas.
- Aumento no número de vendas: a adoção do marketing de conteúdo proporciona um alcance maior, permitindo que você tenha mais sucesso para atingir os usuários. Quanto mais seu público souber sobre a necessidade de contar com os seus serviços, mais fácil e eficaz será o processo de venda.
- Redução do custo de aquisição de clientes (CAC): seu conteúdo pode atingir um grande número de pessoas, resultando em um CAC menor. Além disso, muitos dos materiais produzidos são perenes, o que significa que podem gerar resultados por um longo tempo, aumentando seu valor tanto para os usuários quanto para as empresas.
Tipos de marketing de conteúdo
Escolher qual abordagem de marketing de conteúdo usar pode ser uma tarefa complicada. Você precisa descobrir quais mensagens causarão impacto. Se quiser ter sucesso com suas campanhas, você precisa determinar que tipo de marketing de conteúdo funciona melhor para a sua empresa. Existem diversos tipos diferentes de marketing de conteúdo. Vamos conhecer alguns deles:
Marketing de conteúdo de redes sociais
O marketing de redes sociais tem como objetivo fazer com que as pessoas percebam e reajam diretamente ao que você publica. Nesse tipo de plataforma, o conteúdo pode ser compartilhado de outros canais ou criado do zero, como nos stories do Instagram e nas publicações do Facebook. O segredo é escolher imagens de qualidade e escrever um texto curto e objetivo, juntamente com um CTA forte para incentivar os leitores a interagir. Exemplo: a campanha da GE no Instagram usou marketing de influência, ao convidar seis influenciadores para visitar suas instalações de produção e compartilhar fotos e avaliações na plataforma.

Marketing de conteúdo infográfico
Um infográfico simples, impactante e significativo pode atrair a atenção do usuário, pois oferece pequenos elementos visuais, com informações extraídas de um relatório ou estudo longo, que podem ser consumidos rapidamente, especialmente para a audiência que estiver em movimento. Exemplo: a IBM criou um infográfico simples, fácil de ler e organizado para lançar seu marketplace de nuvem.

Marketing de conteúdo de blog
A integração de um blog ao seu site com conhecimentos sobre um produto pode atrair clientes em potencial que procuram soluções de negócios. Os blogs são a maneira mais comum e econômica de melhorar o SEO e aumentar o tráfego orgânico. Exemplo: a Rip Curl, a autoproclamada “empresa de surfe definitiva”, mostra toda a sua dedicação à modalidade por meio de uma publicação on-line conhecida como “The Search”.

Marketing de conteúdo de podcast
Os podcasts estão em alta quanto o assunto é conteúdo para ser consumido on-line. O motivo por trás dessa popularidade é a disponibilidade de várias opções de software de baixo custo para criar conteúdo simples, fácil e amigável para divulgar sua mensagem sem exagerar na agressividade. Exemplo: a Harvard Business Review (HBR) tem um podcast semanal chamado “HBR IdeaCast” que conta com a participação de líderes dos setores de negócios e gestão. Os usuários podem se inscrever para receber regularmente as centenas de podcasts disponíveis ou selecionar somente os que desejam ouvir.

Marketing de conteúdo em vídeo
Os vídeos, embora caros e demorados para produzir, são capazes de engajar o público de maneira facilitada e eficiente. De acordo com uma pesquisa da HubSpot, 54% do público prefere consumir conteúdo em vídeo em vez de sua versão em texto. O conteúdo em vídeo é um meio adaptável que permite a criação de uma enorme variedade de conteúdo atrativo, que deixa os usuários com aquele gostinho de “quero mais”. Exemplo: a Old Spice usou uma série de anúncios em vídeo para renovar sua imagem, visando atingir a nova geração. O anúncio original teve mais de 59 milhões de visualizações.

Marketing de conteúdo de anúncios pagos
A publicidade paga, combinada com o inbound marketing, é o método ideal para promover o reconhecimento da marca e conseguir impulso como uma empresa nova, emergente ou renovada. Os anúncios pagos são capazes de atingir um público mais amplo por meio das redes sociais, landing pages e banners. Exemplo: a Revolve, uma empresa de moda, usa anúncios patrocinados e pagos por clique nas redes sociais (como este anúncio no Facebook) para atingir seu público-alvo enquanto ele navega pelo feed de notícias.

Alguns outros tipos:
- Estudos de caso
- E-books
- Conteúdo gerado pelo usuário
- Listas de verificação
- Memes
- Depoimentos e avaliações de clientes
- White papers
- Guias explicativos
- Marketing de influência
Etapas para produzir uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida
O infográfico abaixo apresenta um fluxo das etapas necessárias para criar uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida e eficaz.

Fonte da imagem: Content Marketing Institute
Melhores ferramentas de marketing de conteúdo do mercado
É possível otimizar sua estratégia de marketing de conteúdo e melhorar a qualidade do conteúdo que você produz com as ferramentas adequadas. Além de fornecer novas sugestões de tópicos, elas ajudam você a alcançar as personas dos clientes, fazer com que seus visitantes se engajem com seu conteúdo e até mesmo comprem com a sua empresa. Como profissional de marketing digital, seu sucesso será amplamente influenciado por sua capacidade de usar ferramentas de marketing de conteúdo. Estas são algumas das melhores opções disponíveis:
- WordPress
- Trello
- Google Analytics
- BuzzSumo
- Ahrefs
- Canva
- Grammarly
- HubSpot
Para atingir o público-alvo e aumentar as conversões, o marketing de conteúdo eficaz é um componente essencial para a sua estratégia de marketing digital. Não se esqueça de gerar mais valor a partir de cada tipo de conteúdo que você cria. Desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo capaz de melhorar seus resultados ainda hoje, definindo qual tipo de conteúdo funciona melhor com a sua empresa e seu público. Para finalizar, faça testes A/B com o seu conteúdo para tomar decisões fundamentadas.