Taxa de rejeição

O que é taxa de rejeição?

Uma “rejeição” ocorre quando um usuário visita um site e sai sem interagir ou realizar nenhuma ação nele, como preencher um formulário, clicar em um link, fazer uma compra, entre outros. A taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes que abandonam o site sem realizar uma ação.

A taxa de rejeição é considerada alta quando a duração da sessão do visitante é curta e ele sai da página instantaneamente sem executar nenhuma ação.

Uma taxa de rejeição baixa significa que os visitantes estão passando mais tempo na página e dando cliques relevantes.

Como calcular a taxa de rejeição?

A taxa de rejeição de uma página única é representada pelo total de rejeições dividido pelo número total de visitas à página.

Bounce Rate
ImageFonte da imagem: Medium

Importância da taxa de rejeição

Estes são alguns motivos pelos quais a taxa de rejeição é importante:

  1. Um usuário que sai do site sem interagir não gera uma conversão. Portanto, evitar que os visitantes abandonem as páginas pode ajudar a aumentar a taxa de conversão.
  2. A taxa de rejeição é usada como fator de classificação pelo Google. Um estudo da Backlinko revelou que a taxa de rejeição tem forte correlação com os resultados na primeira página do Google.
  3. Uma taxa de rejeição alta pode indicar que o site (ou páginas específicas) apresenta problemas de conteúdo, experiência do usuário, layout ou redação. Identificar esses problemas pode resultar em melhorias para o site.

Taxa de rejeição e taxa de saída

Muitas vezes, esses dois termos são usados como sinônimos. No entanto, eles se diferem das seguintes formas:

Taxa de rejeiçãoTaxa de saída
É a porcentagem de pessoas que entram e saem da mesma página.É a porcentagem de pessoas que saem de uma página específica, mesmo que não tenham entrado por ela.
Pode indicar desinteresse na página ou no site.Uma alta taxa de saída pode indicar problemas de otimização da taxa de conversão (CRO).

Taxa de rejeição: boa, ruim e média

Uma taxa de rejeição considerada “normal” varia de acordo com a indústria e a origem do tráfego.

Por exemplo, a Custom Media Labs descobriu que diferentes tipos de sites têm taxas de rejeição muito distintas.

Como podemos observar, sites de comércio eletrônico apresentam as menores taxas de rejeição (20–45%). Já os blogs têm uma taxa de rejeição que pode chegar a 90%.

Portanto, para entender qual taxa de rejeição pode ser considerada boa, é recomendável fazer uma comparação com sites da mesma categoria.

Além disso, a origem do tráfego exerce um grande impacto sobre a taxa de rejeição de um site. A ConversionXL descobriu que o tráfego originário de e-mails e indicações apresenta as menores taxas de rejeição, enquanto anúncios gráficos e redes sociais tendem a gerar taxas muito mais altas.

Bounce rate differences
Fonte da imagem: BACKLINKO

Motivos comuns para uma taxa de rejeição alta

Alguns fatores que impactam negativamente a taxa de rejeição incluem:

  1. Lentidão no carregamento da página
  2. Presença de pop-ups
  3. Plugins desnecessários
  4. Usabilidade irrelevante
  5. Tags de título e meta descrição mal otimizadas
  6. Erros técnicos e páginas em branco
  7. Conteúdo de baixa qualidade
  8. Páginas não otimizadas para dispositivos móveis
  9. Configuração inadequada do Google Analytics
  10. Backlinks ruinss

Veja aqui mais detalhes sobre os motivos que geram uma taxa de rejeição alta.

Dicas para corrigir a taxa de rejeição alta

É possível corrigir uma taxa de rejeição alta com as seguintes práticas:

  1. Melhore a velocidade do site. Veja aqui como a VWO pode impactar a velocidade do seu site.
  2. Use a solução VWO Insights para descobrir em que ponto e por que os usuários estão saindo de suas páginas.
  3. Melhore o conteúdo para incentivar os usuários a passarem mais tempo no seu site.
  4. Desenvolva landing pages altamente otimizadas para oferecer uma excelente experiência.
  5. Torne as páginas do seu site compatíveis com dispositivos móveis.
  6. Use testes A/B para garantir que todas as estratégias estejam funcionando. Faça um teste gratuito e completo com a VWO para realizar testes A/B com facilidade.

A taxa de rejeição é uma métrica que pode ser usada para analisar as atividades de marketing e mensurar se as expectativas dos visitantes estão sendo atendidas. O principal objetivo de uma empresa é fazer com que os visitantes se engajem com seu site e sejam convertidos em clientes leais. Sendo assim, a taxa de rejeição pode ser usada para identificar quais páginas precisam de mais atenção para se tornar mais atrativas e interativas.

Explorar mais termos do glossário

Teste A/A

O teste A/A é um teste estatístico que compara duas experiências idênticas entre um conjunto aleatório de usuários. Embora o tráfego seja distribuído igualmente entre as duas variações, o objetivo do teste A/A é validar uma testagem estatística que não retorna nenhuma diferença nas taxas de conversão entre as duas experiências.

Ler mais

Teste A/B

Teste A/B é um processo de experimentação em que duas ou mais versões de uma página, produto ou aplicação (ou um de seus elementos) são testadas junto aos visitantes com objetivos específicos para medir qual variação exerce o maior impacto sobre as métricas de negócios.

Ler mais

Teste A/B/n

este A/B/n é um método usado na otimização de sites para comparar múltiplas versões (A, B e outras “n”) de uma página, recurso ou elemento.

Ler mais

Texto âncora

O termo texto âncora se refere às palavras clicáveis que ajudam a direcionar os visitantes de uma página do site para outra. Geralmente, ele é exibido em uma cor diferente e também pode ser sublinhado. Um bom texto âncora informa ao usuário o contexto/resultado esperado ao clicar nele.

Ler mais