O que é hub de conteúdo?
Hub de conteúdo é um repositório centralizado com uma coleção de páginas que apresentam informações relacionadas a um tópico em comum. As páginas são interligadas e oferecem uma ampla visão geral sobre um tema principal, bem como insights aprofundados sobre subtemas.
Elementos-chave de um hub de conteúdo
Um hub de conteúdo é composto por três partes principais:
- Página pilar: também conhecida como página hub, trata-se de um guia de alto nível que funciona como uma introdução a um tópico específico. Ela oferece um bom ponto de partida para informações adicionais sobre o tema.
- Conteúdo spoke: guias detalhados, como posts e artigos longos, compõem as subpáginas de conteúdo focadas em aspectos específicos de um tópico.
- Hiperlinks internos: a página hub e as subpáginas são conectadas por hiperlinks internos para que os usuários consigam navegar pelo tópico até esgotar todas as informações a seu respeito e obter o conhecimento necessário.
A imagem abaixo representa a estrutura de um hub de conteúdo:

Diferentes plataformas que funcionam como hubs de conteúdo
Estas são algumas das plataformas mais comuns que são usadas como hubs de conteúdo nas iniciativas de marketing:
- Gestão de ativos digitais (DAM): ferramentas de software que permitem às empresas gerenciar, distribuir, colaborar e proteger ativos digitais. Controles de permissão, gerenciamento de direitos e análise de desempenho de ativos estão entre as funcionalidades das plataformas DAM. Alguns exemplos de ativos digitais são:
- Imagens
- Vídeos
- Documentos do Word
- PDFs
- Gráficos
- Arquivos de design
- Plataforma de marketing de conteúdo (CMP): com essa solução, as equipes de marketing de conteúdo conseguem planejar, imaginar, colaborar e criar materiais para melhorar o reconhecimento da marca, impulsionar a geração de leads e aumentar as receitas.
- Gestão de conteúdo de produtos (PCM): uma disciplina de merchandising que incorpora aspectos do merchandising de varejo, marketing digital e estratégia de conteúdo. Tal abordagem é benéfica para preservar as informações dos produtos em negócios orientados a produtos e com alto volume de SKUs.
- Gestão de recursos de marketing (MRM): o objetivo dessa técnica de marketing é ajudar as empresas a combinar seus recursos (procedimentos, operações, conteúdo, fluxos de trabalho e dados) em um único sistema para oferecer suporte às campanhas e programas de marketing.
Tipos e exemplos de hub de conteúdo
- Hub-and-spoke clássico
Formato: uma página principal junto com múltiplas subpáginas (cinco a 20).
Esse modelo de hub de conteúdo é mais adequado para conteúdo perene que não requer muitas revisões. CoinTelegraph, um site de notícias sobre criptomoedas que inclui uma seção educacional, é um bom exemplo do formato hub-and-spoke. Cada uma das principais moedas tem seu hub de conteúdo (por exemplo, Bitcoin, Ethereum, Ripple etc.) que é composto por conteúdo perene.

- The content library
Formato: nesse formato, o conteúdo é classificado por categoria ou subgrupo, com links para as subpáginas das categorias correspondentes.
Uma biblioteca de conteúdo costuma ser a melhor opção de formato para os leitores se o seu conteúdo estiver espalhado em muitas categorias (como em blogs ou publicações de mídia).
Um bom exemplo desse modelo são os recursos e guias da HelpScout, que apresenta as publicações por categoria em sua página hub.

- Gateway de tópicos
Formato: uma visão geral do tópico é apresentada juntamente com links para recursos permanentes, com uma lista das publicações mais recentes sobre o tema no final da página.
Esse formato é especialmente útil se você tiver muito conteúdo sobre um determinado tópico. Os iniciantes podem explorar os recursos perenes com facilidade, enquanto os usuários mais experientes encontram o conteúdo mais recente.
O guia “Keto for Beginners”, da DietDoctor, é um excelente exemplo desse formato. Trata-se de uma landing page estática repleta de conteúdo que alguém que procura uma dieta cetogênica gostaria de conhecer.

- Banco de dados de conteúdo
Formato: centenas (talvez milhares) de páginas filhas, todas podendo ser classificadas e filtradas por taxonomia.
Esse formato funciona de forma semelhante a um glossário ou diretório, de modo que os usuários podem classificar rapidamente grandes quantidades de conteúdo semelhante para encontrar exatamente o que procuram.
Um exemplo é a página hub “Guide to North American Birds”, da Audubon, que contém links para artigos sobre cada uma das aves listadas.

- Matriz de tópicos
Formato: múltiplas subpáginas consistentes de conteúdo indexado de forma específica.
Esse tipo de hub de conteúdo é mais relevante para conteúdos informativos, como em sites de medicina, em que a navegação clara e o acesso às informações são de extrema prioridade.
Como exemplo, esse tipo de formato pode ser visto na página hub de doenças e condições da Mayo Clinic.

Importância do hub de conteúdo
Um hub de conteúdo vale o esforço para promover o reconhecimento da marca, lealdade e classificações aprimoradas na pesquisa orgânica. Com conteúdo de formato longo visando a solução dos problemas do seu público, você construirá credibilidade e fidelidade para a sua marca.
Estes são alguns dos benefícios de ter um hub de conteúdo estruturado:
- Aumento da autoridade sobre o tópico
O Google e outros mecanismos de busca classificam seu conteúdo em posições mais altas nas SERPs para palavras-chave relevantes se reconhecerem você como uma fonte confiável. Os hubs de conteúdo ajudam das seguintes maneiras:
- Como um hub de conteúdo apresenta material extenso sobre um tópico e seus subtópicos, ele sinaliza ao Google a sua experiência, autoridade e confiabilidade.
- O hub de conteúdo aumenta os fatores de SEO off-page, como backlinks, sinais sociais e menções à marca de fontes confiáveis, resultando em classificações melhores.
- Maior engajamento do público
Ao fornecer recursos exaustivos sobre tópicos, os hubs de conteúdo inspiram engajamento na forma de:
- Maior tempo de permanência nas páginas
- Cliques em múltiplos links
- Redução no número de rejeições
- Aumento de visitas repetidas
Essas são comprovações para os mecanismos de busca sobre a qualidade e a utilidade do conteúdo.
- Geração de leads
Um hub de conteúdo permite gerar mais leads ao oferecer informações valiosas e relevantes aos usuários. O conteúdo de alta qualidade mostra sua experiência, atrai e nutre os clientes potenciais desde a primeira visita deles.
- Insights valiosos de marketing
Ferramentas como Google Analytics fornecem relatórios analíticos detalhados sobre os hubs de conteúdo. As métricas apresentadas ajudam a equipe de criação de conteúdo a entender o que empolga os usuários e o que não os atrai. Dessa forma, os insights possibilitam a publicação do conteúdo mais eficaz.
Como criar um hub de conteúdo
O infográfico abaixo resume as etapas mais importantes para criar um hub de conteúdo. Veja aqui informações mais detalhadas.

Criar um hub de conteúdo e atualizá-lo regularmente com publicações no blog, juntamente com conteúdo criado pelo usuário, colaborativo ou aprovado em uma curadoria, ajuda a manter a sua empresa na liderança. No final das contas, independentemente do modelo escolhido para compartilhar sua experiência com os clientes, um hub de conteúdo bem organizado poderá ajudar você a dominar os resultados do Google.