Os clientes gostam de conteúdo inteligente. A jornada de compra pela qual o lead passa pode ser influenciada pelo conteúdo orientado por dados. Portanto, não é nenhuma surpresa que o conteúdo dinâmico esteja em demanda, dada a frequência com que os clientes acessam a internet, além do aumento acentuado do uso de dispositivos móveis. A criação de conteúdo dinâmico permite que você ofereça uma experiência personalizada para seus visitantes ou leitores, independentemente de onde eles estejam. Vamos descobrir o que é conteúdo dinâmico.
O que é conteúdo dinâmico?
Conteúdo dinâmico se refere a qualquer conteúdo digital ou on-line que se transforma de acordo com ações, escolhas e interesses do usuário. Com base em informações como localização do visitante, horário da visita, idioma preferido e tipo de dispositivo, ele se adapta para proporcionar uma experiência digital agradável e fácil de usar.
O conteúdo dinâmico pode assumir diferentes formatos:
- Descrições
- Textos
- Artigos
- Anúncios
- Fotos
- Animações
- Vídeo ou áudio
- Landing pages
- Newsletters e e-mails
- Publicidade
O conteúdo dinâmico vem se tornando um componente essencial do marketing. Para oferecer experiências agradáveis ao longo de todo o processo de compra, as marcas têm adotado cada vez mais o marketing centrado no cliente. Isso pode ser feito com a implementação de um sistema de conteúdo dinâmico que adapta os eventos de acordo com as necessidades de cada usuário e os contextualiza conforme a situação.
Benefícios do conteúdo dinâmico
A adoção de conteúdo dinâmico no seu site traz muitas vantagens. A seguir, apresentamos uma lista dos principais benefícios que a implementação desse tipo de conteúdo oferece:
- Atração de público – Os sites que oferecem aos visitantes o que eles desejam, seja um novo produto, conteúdo informativo, um artigo, uma oferta promocional ou até mesmo vídeos úteis, têm maior probabilidade de receber tráfego repetido. Ao disponibilizar regularmente novos conteúdos dinâmicos, você pode despertar o interesse dos seus leitores e incentivá-los a retornar.
- Relevância aprimorada – Um nível mais alto de relevância é alcançado, porque os clientes avaliam seu site em questão de segundos. Para reduzir a taxa de rejeição e aumentar as conversões, é essencial apresentar conteúdos adequados e relevantes.
- Interações personalizadas – Além da relevância, o conteúdo dinâmico permite a criação de experiências personalizadas. Essa abordagem aumenta as vendas, promove a confiança e melhora a experiência do usuário como um todo.
- Rapidez e eficiência – O conteúdo dinâmico pode ser carregado rapidamente e sem falhas graças às tecnologias de personalização. Você consegue criar sites rápidos sem depender apenas de material estático (exemplos: Google, Wikipédia etc.).
- Fluxo fluido – Os sites podem exibir conteúdo dinâmico em uma página carregada anteriormente sem que o visitante saiba, combinando scripts no lado do servidor com scripts executados no navegador.
- SEO aprimorado – Um SEO forte inclui palavras-chave vinculadas a conteúdo de qualidade. Isso faz com que os sites com conteúdo dinâmico sejam facilmente reconhecidos pelos mecanismos de pesquisa e, como resultado, melhorem sua classificação.
- Insights de marketing valiosos – Uma combinação de conteúdo dinâmico com ferramentas analíticas pode ajudar a equipe de marketing a identificar rapidamente o que os clientes querem e quais assuntos estão em alta.
- Gestão de receitas – No final das contas, o que importa são as receitas. O conteúdo dinâmico ajuda a aumentá-las, impulsionando o tráfego do site, elevando o número de visitantes que se tornam clientes e auxiliando na venda de mais produtos e serviços.
Tipos de conteúdo dinâmico e estágios de implementação
O infográfico abaixo fornece uma visão geral dos diferentes tipos de conteúdo dinâmico que os profissionais de marketing podem implementar em cada estágio do processo de compra, desde a fase de conscientização, passando pela aquisição do cliente, até a retenção e o engajamento.

Fonte da imagem: Spiceworks
Vamos conhecer cada um deles em detalhes.
Fase de conscientização – promoção e divulgação
Um dos principais indicadores para medir o sucesso das iniciativas de marketing, tanto de uma empresa de produtos quanto de serviços, é a geração de leads por meio das duas estratégias mais populares de divulgação e conscientização: e-mail e campanhas pagas. Vamos entender como a implementação de conteúdo dinâmico pode atuar como um poderoso catalisador para melhorar os resultados das campanhas de divulgação.
As campanhas de e-mail podem se tornar mais significativas e atrativas para os usuários por meio do desenvolvimento e otimização dinâmica dos modelos de e-mail de acordo com as preferências, dados demográficos e estágios do ciclo de compra dos destinatários. Alguns dos conteúdos dinâmicos que podem ser usados são:
- Mensagens personalizadas com a inserção do nome do destinatário no corpo e-mail
- Registros facilitados para eventos on-line
- CTAs relevantes para concluir uma ação específica, como finalizar uma compra ou renovar uma assinatura
Campanhas pagas
Ao gerenciar campanhas pagas (anúncios gráficos, de pesquisa, de texto e em redes sociais), o conteúdo dinâmico pode melhorar os seguintes aspectos relacionados à entrega e aos resultados dos anúncios:
- Títulos de anúncios de texto são mapeados de forma inteligente de acordo com as pesquisas dos usuários (por exemplo, Google Adwords)
- Anúncios dinâmicos para campanhas de remarketing, em que as peças são cuidadosamente escolhidas conforme os interesses demonstrados pelo usuário anteriormente.
Fase de engajamento do usuário
Após atrair uma pessoa para o seu site, é fundamental deixá-la engajada com o material mais adequado de acordo com o contexto, para aumentar as chances de que ela se torne uma cliente. Conheça a seguir as áreas do site em que o conteúdo dinâmico pode ser implementado:
Pesquisa no site
A implementação de uma barra ou ícone de pesquisa simples melhora drasticamente a navegação no site e facilita o acesso dos usuários às páginas desejadas.

Recomendações – produtos/conteúdo
Um mecanismo de recomendação eficaz seleciona e sugere, de forma inteligente, artigos, produtos e páginas de informações de recursos apropriados para a persona do cliente e a experiência do visitante. O conteúdo dinâmico pode ser usado:
- Em páginas de produtos (upsell/venda cruzada)
Pop-ups na página
Pop-ups com conteúdo dinâmico podem ser específicos para o usuário ou a página. Desde que sejam cuidadosamente planejadas para serem contextuais, aplicáveis à jornada do cliente e não intrusivas, elas são ferramentas permanentes de engajamento e retenção para aumentar as conversões.

Fase de conversão
Depois de atrair visitantes para o site, é hora de convertê-los ao incentivá-los a executar uma ação determinada. As seguintes opções de conteúdo dinâmico podem ser usadas em oportunidades de aumento de conversão:
Banners de rede de display
Os banners de rede de display dinâmicos desempenham um papel extremamente interessante na exibição de conteúdo contextualmente relevante para os visitantes. Eles podem ser utilizados para exibir anúncios que incentivam a interação do usuário:
- Páginas de sites
- E-mails e newsletter
- Aplicativos ou software
Conteúdo promocional
Outro método para aumentar as conversões é adicionar conteúdo promocional dinâmico a um artigo ou publicação de blog, para promover componentes que façam sentido contextualmente e forneçam valor ao usuário.

Chatbots e formulários
A ideia é usar o conteúdo dinâmico para acelerar e simplificar o processo de conversão ou CTA.
O uso de cookies do navegador é uma das formas mais eficazes de implementar conteúdo dinâmico em formulários de leads e chatbots. Essa técnica permite o preenchimento automático de campos que são compartilhados por dois formulários, mesmo que eles estejam em sites distintos. Após o usuário ter completado o formulário inicial, as informações são salvas no navegador.
Melhores práticas – conteúdo dinâmico
É preciso de muito esforço, recursos e tempo para tornar seu conteúdo dinâmico, acessível e interativo. No entanto, o investimento vale a pena. Estas são algumas das práticas recomendadas para o uso de conteúdo dinâmico:
- Entender completamente seus usuários e clientes
- Utilizar dados para ficar ciente sobre seu fluxo de conteúdo
- Testar o conteúdo para garantir que ele seja compatível com dispositivos móveis
- Personalizar o conteúdo dinâmico para dar aos usuários um senso de importância
- Priorizar seus objetivos de marketing para implementar diferentes tipos de conteúdo dinâmico
Testes A/B e otimização de conteúdo dinâmico
Os testes A/B são uma abordagem confiável para otimizar seu conteúdo dinâmico.
Para fazer isso, teste variações, textos, pop-ups ou banners. Dessa forma, você conseguirá determinar qual design, por exemplo, motiva os visitantes a comprar seus produtos, preencher um formulário, concluir o registro, visitar uma landing page e muito mais.
Por que escolher conteúdo dinâmico em vez de conteúdo estático?
Desde o início da internet, o material estático sempre foi o formato padrão. Isso se deve ao fato de ele ser muito mais simples de implementar do que o conteúdo dinâmico. A desvantagem do material estático é que ele não pode ser personalizado, reduzindo o desempenho do site. O conteúdo dinâmico possui algumas vantagens claras, apesar de ser mais difícil de configurar:
- Experiência mais intuitiva para o usuário
- Controle de métricas fundamentais, como conversões, taxa de rejeição, visitas de retorno, entre outras
- Visual limpo e que não desorganiza o layout original do site
- Uma vez implementado, requer menos atenção e cuidado
O conteúdo dinâmico está se tornando um recurso usado por muitos sites para garantir a satisfação do cliente e uma jornada bem-sucedida. Para informar melhor ou entreter seus usuários, os webmasters podem empregar diversos canais de comunicação e informações de alta precisão. O conteúdo dinâmico, capaz de criar informações personalizadas, facilita as operações para os usuários e aumenta a taxa de conversão do site.