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Taxa de cliques (CTR)

O que é taxa de cliques (CTR)?

A taxa de cliques (CTR) é uma métrica de marketing digital usada para medir o desempenho de um anúncio. Ela indica o número de cliques recebidos na campanha em relação ao número de visualizações (impressões). Geralmente, a taxa é exibida como porcentagem.

Embora a CTR possa ser medida na maioria dos canais de marketing digital, ela costuma ser usada para monitorar campanhas de PPC, SEO, anúncios pagos em redes sociais e e-mail marketing. É a opção ideal para essas campanhas, pois elas compartilham o objetivo comum de direcionar os usuários para páginas específicas. Exemplos comuns em que a CTR é medida são:

  • Links ou CTAs em landing pages

Uma taxa de cliques mais alta em links ou CTAs em uma landing page confirma que seu conteúdo e design são relevantes o suficiente para que os visitantes realizem as ações necessárias, como clicar em outras páginas, preencher um formulário ou se registrar.

  • Links de e-mail

CTR representa a porcentagem de destinatários que clicaram no link de um e-mail em relação ao número total de destinatários que receberam esse e-mail. Uma CTR alta indica que o conteúdo do e-mail e os CTAs foram convincentes o suficiente para levar os destinatários a tomarem uma ação.

  • Anúncios PPC

CTR é uma métrica amplamente usada no Google Ads e em outras plataformas similares para avaliar a eficácia dos anúncios de pesquisa. Uma CTR elevada indica que o público considera seus anúncios relevantes e úteis para responder às suas consultas.

  • Anúncios pagos em redes sociais

No contexto de anúncios pagos em redes sociais, a CTR indica o nível de sucesso de uma campanha publicitária em termos de geração de engajamento e tráfego para um site ou landing page.

  • Elementos do site, como botões, imagens e mais

Ao monitorar a CTR nesses elementos, os proprietários de sites conseguem identificar áreas para melhorias, o que inclui otimizar o posicionamento, o tamanho, a cor ou o texto de botões, links ou imagens de CTA para aumentar o engajamento e as conversões.

  • Resultados de pesquisas orgânicas

A CTR dos resultados de pesquisas orgânicas depende de múltiplos fatores, como a posição do resultado na página do mecanismo de busca, a qualidade e a relevância do título e da meta descrição, a intenção de pesquisa do usuário e a concorrência em uma determinada palavra-chave.

Como métrica, a CTR indica a relevância de um anúncio para os usuários. Se a CTR for:

  • Alta – os usuários acham que o anúncio é altamente relevante.
  • Baixa – os usuários consideram o anúncio menos relevante.

No entanto, é importante lembrar que uma CTR alta nem sempre é boa para suas campanhas pagas. Ter uma taxa de cliques elevada para uma palavra-chave irrelevante para o seu negócio pode ser prejudicial. Isso porque você paga por cada clique dos usuários. Logo, pagar por cliques irrelevantes significa que você está apenas gastando dinheiro sem gerar conversões. Uma boa CTR deve ser atingida em palavras-chave relevantes e acessíveis para gerar mais cliques em seus anúncios.

Fórmula para calcular a CTR

A CTR é calculada como a porcentagem de visitantes que visualizam um anúncio (impressões) e depois clicam de fato nele (cliques). A fórmula para calcular a CTR é:

CTR Formula
Fonte da imagem: Snovio

Imagine que você queira monitorar a CTR de uma campanha paga nas redes sociais que oferece um teste grátis para os visitantes. O anúncio foi exibido para 500 pessoas, mas apenas 40 delas clicaram no botão. Você pode calcular a taxa de cliques usando a fórmula abaixo:

CTR = (40 / 500) x 100% = 0.08 x 100% = 8%

Não importa o tipo de atividade de marketing que você esteja analisando, a fórmula da taxa de cliques permanece a mesma.

Por que a CTR é importante?

A CTR é uma métrica importante que os anunciantes devem entender e monitorar pelos seguintes motivos:

  1. Mensuração da capacidade de um anúncio de atrair a atenção do usuário: ela informa o que funciona e o que não funciona junto aos clientes.
  2. Impacto direto no índice de qualidade: a pontuação é medida por meio da CTR dos anúncios, relevância do anúncio e experiência da landing page para os usuários. Uma CTR mais alta levará a índices de qualidade mais altos.
  3. Classificação do anúncio: uma pontuação de alta qualidade faz com que o Google cobre menos por clique no anúncio e coloque o conteúdo em uma posição mais alta.

Qual é uma boa CTR?

Muitos anunciantes e profissionais de marketing podem se perguntar: qual é uma boa CTR? A resposta é: depende. A CTR tem relação com:

  • Tipo de setor
  • Conjunto de palavras-chave 
  • Diferentes campanhas individuais em uma conta PPC

Abaixo estão as referências para CTR no Google Ads de alguns setores comuns:

Image
Fonte da imagem: WordStream

Taxa de cliques e taxa de conversão

Ter uma CTR alta indica que muitos usuários estão clicando nos anúncios, mas não informa o número total de conversões. Em termos simples, um anúncio pode ter uma CTR alta com uma taxa de conversão muito baixa, resultando em um alto custo por conversão para o anunciante.

A taxa de conversão é a métrica que mede a porcentagem de cliques que resultam em vendas reais. Portanto, trata-se de uma métrica essencial para monitorar o sucesso de uma campanha. Para obter mais informações sobre esse tema, leia este artigo.

Fatores que afetam a CTR

Alguns fatores que podem afetar a taxa de cliques são:

  1. Relevância do conteúdo: o conteúdo de qualquer anúncio, e-mail ou campanha deve ter uma mensagem semelhante à da landing page. Isso não é importante apenas para a CTR, mas também para a taxa de rejeição do site e, consequentemente, para as conversões. 
  2. Classificação do anúncio: a CTR do PPC também é afetada pelo posicionamento do anúncio na página. A classificação do anúncio depende do índice de qualidade, da relevância e do orçamento de custo por clique (CPC).
  3. Outros fatores, como imagens, palavras-chave, texto de CTA e posicionamento do anúncio.
  4. Concorrência no setor.
  5. Público e tipo de segmentação.
  6. URL de exibição.
  7. Tipos de ofertas nas campanhas.

Dicas para melhorar a CTR

Não existe um número definido que indique uma boa CTR. No entanto, diversos fatores influenciam a taxa de cliques. Para melhorar seus números e atingir uma CTR alta, considere as técnicas a seguir:

  1. Compreenda o público-alvo: saber mais sobre o público-alvo resulta na criação de anúncios mais direcionados. Use ferramentas como a VWO Insights para descobrir insights significativos sobre o comportamento dos visitantes no seu site. 
  2. Realize pesquisas de palavras-chave: antes de criar qualquer anúncio PPC, faça uma pesquisa para saber quais são as palavras-chave certas para segmentar. Isso economiza tempo e dinheiro, além de ajudar a determinar o potencial de cliques.
  3. Insira CTAs: incentive a ação dos visitantes com CTAs relevantes, que apresentem links para uma landing page correspondente ao texto do anúncio.
  4. Use símbolos: adicionar caracteres especiais e símbolos que chamem a atenção do usuário faz com que o anúncio se destaque.
  5. Insira imagens: imagens e outros elementos visuais podem aumentar as taxas de cliques. Considere a possibilidade de adicionar mais elementos visuais relevantes ou associados à sua marca para aumentar o apelo do texto.
  6. Use extensões de anúncios: as extensões de anúncios, como avaliações, links de sites, localização, entre outras, ocupam mais espaço na SERP e, consequentemente, chamam a atenção do visitante.
  7. Otimize para dispositivos móveis: a otimização para dispositivos móveis é fundamental, pois garante que os usuários consigam navegar pelas suas páginas e visualizar seu conteúdo com facilidade em telas menores. Essa medida aumenta o engajamento e a CTR, evitando que os usuários percam o interesse no seu produto devido a uma experiência ruim nos dispositivos móveis.
  8. Realize testes A/B: depois de considerar todos os fatores que estão resultando em uma CTR baixa, o caminho a seguir é testar cada etapa da jornada do usuário.

Conheça uma história de sucesso que prova como os testes A/B podem aumentar a taxa de cliques das empresas.
Com sede na Carolina do Norte, nos EUA, a ArchiveSocial é uma solução de arquivamento de redes sociais baseada em SaaS que ajuda as organizações a cumprir os requisitos legais e evitar processos judiciais. Um de seus objetivos era aumentar as conversões do formulário do banner exibido na página inicial de seu site. Com a ajuda da VWO, a empresa descobriu que o campo de endereço de e-mail era exibido na parte inferior da página sem nenhuma diferenciação do restante do conteúdo. Foi executado um teste em que o CTA foi movido para o lado direito da primeira dobra da página. A variação superou o desempenho da versão de controle e aumentou a taxa de cliques naquele campo do formulário em 101,68%. Para conhecer os outros testes que foram realizados, leia o estudo de caso completo aqui.

Algumas conclusões importantes

Diversos fatores afetam a probabilidade de alguém clicar em um conteúdo ou anúncio, impactando diretamente a CTR. Ainda assim, trata-se de um indicador útil que não deve ser usado apenas como métrica de desempenho. A taxa de cliques pode ser combinada com as métricas abaixo para fornecer uma avaliação de desempenho aprimorada de qualquer campanha:

  • Levar a campanha ao público-alvo (impressões)
  • Manter os visitantes em uma página depois do clique (taxa de rejeição)
  • Incentivar os visitantes a realizarem a ação desejada (taxa de conversão)

Está se perguntando se é possível medir mais de uma métrica ou meta com a sua campanha de testes A/B? A ferramenta VWO Testing permite que você defina até cinco metas no plano Starter ou um número ilimitado de metas nos planos pagos. Isso significa que você consegue monitorar múltiplas metas e testar a eficácia de seus testes A/B por diferentes ângulos. Faça um teste grátis e explore outras funcionalidades incríveis da nossa plataforma.

Perguntas frequentes sobre a taxa de cliques

Como calcular a CTR no Excel?


A fórmula para calcular a CTR é sempre a mesma, inclusive no Excel: número total de cliques dividido pelo número total de impressões multiplicado por 100%.
Na multiplicação, use o asterisco (*) em vez do símbolo “x” para calcular a CTR por esse método.


Qual é uma boa CTR para marketing digital?


De acordo com um relatório da Smart Insights, a CTR de pesquisas pagas é de, em média, 1,58%, enquanto a CTR dos anúncios pagos em redes sociais é de 1,36% e a dos anúncios gráficos é de 0,49%. Por outro lado, a CTR média para newsletters recebidas por e-mail é de aproximadamente 3%. Mas é preciso lembrar que uma boa taxa de cliques depende do tipo de setor em que você opera. Consulte o gráfico exibido mais acima para saber qual é uma boa CTR para o seu setor. Embora a CTR possa ser diferente para cada atividade de marketing e setor, sua fórmula é sempre a mesma.


Como encontro a taxa de cliques no Google Analytics?


Você pode rastrear a CTR de seus anúncios facilmente vinculando o Google Ads à sua conta do Google Analytics. Dessa forma, é possível visualizar o desempenho do anúncio em termos de CTR, taxa de conversão e até taxa de rejeição de forma mais abrangente no Google Analytics. Veja mais informações aqui.

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What Is Click-Through Rate (CTR), How To Calculate It (Formula) and How Does It Compare to Conversion Rate

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Explorar mais termos do glossário

Taxa de rejeição

Uma “rejeição” ocorre quando o usuário sai do site sem interagir ou realizar nenhuma ação nele. A taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes que abandonam o site sem realizar uma ação.

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Teste A/A

O teste A/A é um teste estatístico que compara duas experiências idênticas entre um conjunto aleatório de usuários. Embora o tráfego seja distribuído igualmente entre as duas variações, o objetivo do teste A/A é validar uma testagem estatística que não retorna nenhuma diferença nas taxas de conversão entre as duas experiências.

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Teste A/B

Teste A/B é um processo de experimentação em que duas ou mais versões de uma página, produto ou aplicação (ou um de seus elementos) são testadas junto aos visitantes com objetivos específicos para medir qual variação exerce o maior impacto sobre as métricas de negócios.

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Teste A/B/n

este A/B/n é um método usado na otimização de sites para comparar múltiplas versões (A, B e outras “n”) de uma página, recurso ou elemento.

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