A jornada de um cliente para comprar produtos ou serviços nem sempre é simples. A realidade é que, na internet, a maioria dos compradores faz um ziguezague à procura de informações em sites de comércio eletrônico, blogs, ofertas de produtos em uma plataforma e vitrines. A grande questão é: como as empresas podem ficar atentas a todos esses pontos de contato com o cliente, que incluem o Google, o Google Shopping, a Amazon, as redes sociais, os sites de comércio eletrônico e até mesmo a loja física?
Entra em cena a plataforma de dados de clientes (CDP). Em um mundo em que há milhões de possibilidades de interações e transações diferentes com os clientes, as CDPs oferecem uma visão única e unificada das preferências e dos padrões de comportamento deles. Não sabe o que são CDPs? Continue lendo para descobrir!
O que é plataforma de dados de clientes (CDP)?
Plataforma de dados de clientes (CDP) é um tipo de sistema de banco de dados que cria registros permanentes e consolidados de todos os seus clientes, suas características e seus dados. Uma CDP cria um perfil detalhado de cada um deles. Ela coleta informações de consumidores primários (transacionais, comportamentais e demográficas) de múltiplas fontes e plataformas e conecta esses dados ao cliente original.
Esse processo gera um perfil de cliente completo, também conhecido como visão única do cliente, que pode ser usado por soluções integradas de automação de marketing ou tecnologias de terceiros para executar atividades de marketing e avaliar sua eficácia.
Uma CDP eficiente deve facilitar a consulta dos dados que ela armazena, bem como a combinação desses deles com as informações existentes.
CDP, CRM e DMP
A combinação de uma plataforma de dados de clientes com outras ferramentas de marketing torna seu uso ainda mais eficaz. Ela é compatível com os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) já existentes e com as plataformas de gerenciamento de dados (DMP).
Embora seja possível confundir as soluções, é preciso saber distinguir entre CDPs, DMPs e sistemas de CRM para criar um programa eficaz que aumente as vendas e melhore a retenção de clientes. As principais diferenças entre as soluções são:
CDP | DMP | CRM |
Projetada para marketing | Projetada para publicidade | Designed for sales |
Fornece uma base unificada de dados de clientes para os profissionais de marketing | Fornece dados coletados com cookies para aprimorar anúncios exibidos na web | Oferece uma solução baseada em dados para gerenciar relacionamentos com clientes |
O infográfico abaixo ilustra melhor a diferença entre os três sistemas:

Tipos de dados coletados por CDPs
CDPs coletam diferentes tipos de dados de múltiplas fontes:
- Informações comportamentais, como a quantidade, a duração e a frequência das interações com um site, aplicativo, chat ou assistente virtual.
- Dados transacionais coletados de sistemas de comércio eletrônico ou de ponto de venda referentes às compras e devoluções dos clientes.
- Informações demográficas dos clientes, como nome, idade, gênero, localização, dados de contato, nomes de usuário em redes sociais etc.
- Insights sobre campanhas, como engajamento, alcance e impressões.
Características de uma CDP
Algumas características essenciais de uma CDP são:
- Solução abrangente: os dados dos clientes são cuidadosamente organizados e ficam prontamente acessíveis. A configuração de uma CDP requer algumas habilidades técnicas, mas não tanto quanto um data warehouse tradicional.
- Visão individual do cliente: uma CDP permite que todos os dados dos clientes sejam armazenados em um local central, podendo ser visualizados por meio de perfis de dados individuais para cada pessoa.
- Unificação de dados: uma CDP cria uma visão única do cliente ao combinar dados de múltiplas fontes on-line e offline.
- Dados facilmente acessíveis: CDPs fornecem dados que estão prontos para serem usados por plataformas de terceiros para executar campanhas tecnológicas e oferecer serviços de publicidade.
Principais benefícios de uma CDP eficaz
As CDPs melhoram os negócios, impulsionam as interações com os clientes por meio da melhoria da experiência do cliente (CX) e complementam as iniciativas de software e marketing em vigor, especialmente aquelas relacionadas à personalização, reunindo todas as formas de dados (estruturados, não estruturados, on-line e offline) em uma visão centralizada. Listamos a seguir algumas das principais vantagens que uma CDP traz.
- Prevenção de silos de dados
Dados que ficam acessíveis a um departamento, mas mantidos separados do restante da organização, são chamados de silos de dados. Eles são prejudiciais, pois dificultam a colaboração, retardam o progresso e a produtividade da organização e comprometem a precisão dos dados do perfil do consumidor.
Ao unificar os dados dos clientes e as informações dos colaboradores, as CDPs ajudam as organizações a evitar a formação de silos de dados e garantir que todas as informações sejam precisas e acessíveis a todos.
- Dados obtidos diretamente junto ao público
O principal objetivo das CDPs é coletar dados primários por meio de pixels e outros dispositivos de rastreamento. Desta forma, você tem a certeza de que sua CDP sempre exibirá os dados mais atualizados do público. Como essas informações são obtidas diretamente a partir de seu mercado-alvo, são o melhor tipo para ser coletado e usado como base para tomar as decisões de marketing.
- Conhecimento aprimorado dos clientes
É necessário entender seus clientes para praticar estratégias de marketing centradas no cliente. Felizmente, as CDPs apresentam perfis de clientes que permitem que as empresas conheçam cada indivíduo. Esse tipo de sistema é capaz de auxiliar na criação de gráficos de identificação e informar as análises comportamentais dos clientes.
As CDPs fornecem as ferramentas que você precisa para cuidar de forma eficiente do seu relacionamento com os clientes e fazer publicidade levando seu público-alvo em consideração.
- Estratégias de marketing entre canais unificadas
Sua empresa pode estar envolvida em diversas iniciativas de marketing, nas quais a troca, discussão e educação sobre os dados usados e coletados pode exigir muito tempo e esforço. Uma CPD é útil em situações assim. Ao fornecer dados agregados e precisos, ela otimiza as iniciativas de marketing multicanal e entre canais. Além disso, a CDP serve para coletar e organizar dados novos, que têm o potencial de estimular iniciativas de marketing contínuas.
- Outros cenários em que uma CDP pode ajudar sua empresa:
- Melhor conexão entre dados on-line e offline
- Segmentação de usuários
- Personalização de sites
- Retargeting e publicidade semelhante
- Sugestões de produtos
- Otimização da taxa de conversão
- Testes A/B
- Automação entre canais
- Entregabilidade aprimorada de e-mails
- Avaliações on-line excelentes e em maior número
- Melhoria do valor de vida útil do cliente (CLV)
Tenha uma perspectiva holística de todos os seus clientes com a solução VWO Data360, que ajuda a consolidar seus dados para criar um panorama abrangente de seus clientes. Assegure a qualidade dos dados ao coletar, agregar e aprimorar dados de clientes em tempo real. Aplique a governança de dados em todos os canais para otimizar testes, personalizar jornadas de compra do cliente e aprimorar campanhas de marketing. A ferramenta VWO Data360 confere um significado, acessibilidade, usabilidade e capacidade de ação consideravelmente maiores a cada dado granular do cliente. Experimente com um teste completo grátis ou solicite uma demonstração com os nossos especialistas em produtos.