O que é personalização?
O termo “personalização” é usado para se referir a uma variedade de algoritmos e estratégias que as empresas usam no ambiente on-line para personalizar a experiência em seus sites para diferentes segmentos do público. Por exemplo, uma loja virtual de roupas pode exibir automaticamente sua coleção masculina ao identificar que o usuário que fez login no site é um homem. Outro exemplo é uma plataforma OTT que recomenda conteúdos para que o usuário assista com base em sua localização e visualizações anteriores. Mais um exemplo de personalização é um site que exibe sua página inicial automaticamente em idiomas distintos, de acordo com o país do visitante.
As iniciativas de personalização costumam ajudar as empresas a aumentar as taxas de conversão em seus sites, facilitar a busca por produtos adequados e melhorar a experiência do visitante na plataforma. Na maioria dos casos, as abordagens variam entre a personalização geral, voltada a um segmento do público-alvo, e a personalização individual, baseada nos atributos diversos de cada usuário.
Existem diferentes tipos de algoritmos de personalização disponíveis no mercado. Por isso, é necessário entender com clareza se a personalização é a estratégia certa para expandir seus negócios.
Como a personalização aumenta as taxas de conversão?
Para entender como um site pode se beneficiar com a personalização, pense no seguinte exemplo: você pode criar sua página inicial em português ou inglês e tem dois segmentos de público-alvo. Metade do seu tráfego vem dos EUA, que só entende a versão em inglês do site e apresenta uma taxa de conversão média de 10%. A outra metade do seu tráfego vem do Brasil, que só entende o idioma português e apresenta uma taxa de conversão média de 8%.
Se você tivesse que escolher entre a versão em inglês e a versão em português, provavelmente escolheria a variante em inglês, pois os usuários dos EUA têm uma taxa de conversão mais alta em comparação com os visitantes do Brasil. Sua taxa de conversão líquida da versão em inglês seria de 5% (já que 50% do tráfego de usuários brasileiros é completamente descartado), enquanto da versão em português seria de 4% (eliminando os visitantes americanos).
No entanto, ao personalizar sua página inicial com base no país de origem dos visitantes, você conseguiria atender tanto os usuários brasileiros quanto os americanos, registrando uma taxa de conversão combinada de 9%. Assim, não só ofereceria uma experiência aprimorada para diferentes segmentos do seu público, como também atingiria taxas de conversão mais altas.
Quais tipos de algoritmos de personalização estão disponíveis no mercado?
- Personalização baseada em regras: um mecanismo de personalização baseado em regras usa as diferentes variações de uma página e um mapeamento de regras para saber qual versão deve ser exibida para qual visitante. As regras podem ser criadas usando quaisquer atributos que possam ser rastreados em todos os visitantes. Assim que o usuário é identificado como pertencente a um segmento específico, o mecanismo de personalização exibe a devida variação a ele.
- Personalização por IA: um mecanismo de personalização por IA usa as diferentes variações de uma página a serem exibidas para visitantes distintos e diferentes atributos deles. Em seguida, o mecanismo tenta aprender quais atributos do visitante convertem melhor com as variações. No exemplo de português e inglês mencionado anteriormente, a personalização por IA aprenderia automaticamente que, quando o país for EUA, a versão em inglês deve ser exibida e, quando o país for Brasil, a versão em português deve ser apresentada. A personalização por IA costuma se basear em múltiplos atributos para aprender em tempo real qual é a melhor versão a ser exibida para cada visitante.
- Mecanismo de recomendação: um mecanismo de recomendação pode ser valioso para sites com grandes inventários de diferentes produtos ou conteúdos. Esses mecanismos costumam utilizar os atributos dos visitantes para identificar as similaridades entre diferentes usuários. Quando um visitante mostra que gostou de um determinado produto/conteúdo, o mecanismo de recomendação aprende e exibe o mesmo produto/conteúdo a usuários com perfis similares. Alguns tipos de mecanismos de recomendação também se baseiam na similaridade entre os produtos. Dessa forma, se um visitante gostar de um determinado produto, itens similares ou complementares serão recomendados a ele.
- Personalização baseada em pesquisa: um mecanismo de personalização baseado em pesquisa faz algumas perguntas aos visitantes antes de personalizar a página para eles. Por exemplo, um site de comércio eletrônico pode perguntar aos visitantes o que eles procuram. Com base nas respostas recebidas, a página inicial do site pode ser personalizada automaticamente para que os usuários encontrem com facilidade o produto que procuram.
Como a personalização e a experimentação estão conectadas?
Embora as iniciativas de personalização possam ter como foco a melhoria da experiência do visitante no site de modo geral, na maioria das vezes elas se concentram em otimizar uma métrica de KPI, que pode ser a taxa de conversão ou a receita de uma página, por exemplo. A cultura mais abrangente de experimentar novas ideias de produtos para aumentar as taxas de conversão é chamada de experimentação. Ela também foi popularizada no mercado com diferentes nomes, como testes A/B e otimização da taxa de conversão (CRO). Nesse sentido, a personalização também é um produto da experimentação avançada. As empresas que atingem algum grau de sucesso com os testes A/B iniciais avançam para a etapa de personalização para otimizar ainda mais suas métricas de KPI.
Normalmente, o processo tem início com a análise das empresas dos dados obtidos em testes A/B com diferentes segmentos do público. Com a VWO, você consegue filtrar os dados dos seus testes A/B com base em diferentes atributos de visitantes e observar como as taxas de conversão entre segmentos diferem das médias gerais. Nessa análise, caso encontre padrões interessantes em que determinados segmentos se comportam de forma diferente da média, você poderá começar a desenvolver hipóteses sobre como atender melhor a esses segmentos específicos por meio da exibição de uma página diferente da que é apresentada ao público geral.
Com a solução VWO Personalize, você pode criar e acionar experiências relevantes e contextuais para os visitantes do seu site no lugar certo e no momento exato. Para saber mais, faça um teste grátis ou solicite uma demonstração com os nossos especialistas em produtos.