Uma das primeiras formas de comunicação no ambiente on-line, o e-mail marketing também é uma das mais poderosas estratégias de marketing digital da atualidade.
Embora existam canais modernos e específicos que permitem alcançar o público e os clientes, como é o caso das redes sociais, o e-mail continua sendo o rei dos meios de marketing, com uma base de aproximadamente 4,26 bilhões de usuários.

O que é e-mail marketing?
As empresas utilizam o e-mail marketing como uma estratégia para enviar e-mails promocionais a seus potenciais clientes.
Essa prática ajuda a disseminar ofertas especiais, cultivar leads e aumentar a eficácia das iniciativas de marketing de conteúdo. Todas essas atividades ajudam a aumentar as vendas.
Todo profissional de marketing experiente carrega o e-mail marketing como uma carta na manga. Nenhuma outra ferramenta é tão eficiente para encontrar os clientes onde eles estão e desenvolver vínculos ao longo do tempo por meio do envio de comunicações.
Com os e-mails, as empresas e os profissionais de marketing conseguem entrar nas caixas de entrada dos consumidores e engajá-los de maneira mais pessoal.
Por que o e-mail marketing é importante?
O e-mail marketing deve ser priorizado por vários motivos. Estes são alguns dos mais importantes:
1. Comunicação contínua com o público
Os e-mails informam e atualizam o público-alvo, que tem a liberdade de verificá-los no momento que achar mais conveniente. Além disso, as pessoas na lista de e-mails autorizaram o envio dessas mensagens. Sendo assim, é mais provável que elas gostem de receber os e-mails, que ajudam a promover o engajamento com esses clientes em potencial.
2. Você controla a lista
Sua conta, juntamente com todos os seus seguidores e publicações, pode ser suspensa ou excluída em qualquer plataforma de rede social a qualquer momento, sem motivo ou aviso prévio. Isso não ocorre com os e-mails. Sua lista de contatos será sempre sua.
3. A interação por e-mail é predominante há muito tempo
Com o passar dos anos, o e-mail tem se tornado cada vez mais o modo de comunicação favorito dos usuários. Todos estamos acostumados ou treinados a responder a e-mails de uma forma ou de outra.
Isso vale para enviar mensagens, encaminhar, excluir, comprar algo, criar uma conta ou clicar em um link incorporado no corpo do e-mail. É muito comum tomarmos uma atitude quando estamos acessando nosso e-mail. Sabendo disso, você pode usar esse meio de comunicação para incentivar os destinatários a clicar em um link que leve até o seu site, entrar em contato por telefone ou realizar outra ação específica.
4. Conexão instantânea com os clientes
A incrível porcentagem de 53% dos e-mails foi visualizada em dispositivos móveis, em comparação com apenas 19% em computadores, de acordo com a Litmus, que analisou mais de um bilhão de e-mails abertos mensalmente. Em outras palavras, a maioria dos seus contatos provavelmente está usando o celular para conferir a caixa de entrada. Além disso, em comparação com outras mídias, os e-mails estruturados apresentaram as taxas mais altas de conversão em dispositivos móveis. Portanto, entre em contato com eles por e-mail imediatamente!
5. O envio de e-mail é econômico
Por menos de um dólar por mensagem, você consegue se comunicar com um grande público. Além disso, a maioria dos serviços de e-mail marketing oferecem planos gratuitos para listas de contatos pequenas.
Os erros em e-mails são fáceis de corrigir. Além do mais, não é necessário pagar taxas de contratação de espaço nas mídias. Ao se comunicar de forma direta e privada com os clientes por e-mail, você elimina o intermediário sem ter que colocar a mão no seu bolso.
Formatos de e-mail marketing
E-mails promocionais, educacionais ou com uma função específica dentro da jornada do cliente são alguns exemplos de e-mail marketing que existem. Conheça mais detalhes abaixo.
E-mails promocionais
As mensagens de e-mail marketing enviadas ao seu público, sejam eles clientes, potenciais compradores ou assinantes, com informações sobre uma promoção que você está realizando são conhecidas como e-mails promocionais.
Você pode criar e-mails promocionais para qualquer tipo de oferta, incluindo:
- Promoções por tempo limitado
- Promoções especiais ou descontos para assinantes ou clientes
- Promoções sazonais ou em datas festivas
- Apresentação ou lançamento de produtos
- Novidades na loja

E-mails educacionais ou informativos
- Newsletters
As newsletters apresentam atualizações da empresa e incluem incentivos de vendas, novos marcos alcançados ou informações relevantes, como estudos de caso e ofertas exclusivas para assinantes.
Simplificando, a newsletter é uma oportunidade para compartilhar informações, sugestões e orientações que serão benéficas para seus leitores.
Em meio a um desastre natural ou a uma polêmica comercial, o e-mail marketing também pode ter como objetivo comunicar uma mensagem importante em nome da empresa. As newsletters são enviadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

- Comunicados
A abordagem mais acessível para manter o contato com os usuários em caso de falhas no seu site, atrasos no frete e erros no sistema ou software é enviar atualizações por e-mail. Esse método é seguro, rápido e eficaz, podendo assumir o tom formal usado nos comunicados mais importantes.

E-mails de reengajamento
Os e-mails de reengajamento ajudam a recuperar clientes ou assinantes que praticamente desapareceram. Essa abordagem tem o objetivo de chamar novamente a atenção desses usuários desinteressados e reconquistá-los.
Veja o exemplo a seguir:

Dicas para melhorar as taxas de conversão de e-mails
Crie campanhas de e-mail compatíveis com dispositivos móveis
Hoje em dia, os dispositivos móveis são usados para ler e-mails com mais frequência do que qualquer outro equipamento. E é provável que esse padrão não mude nos próximos anos.
Por isso, atente-se aos detalhes a seguir para otimizar suas campanhas de e-mail marketing para dispositivos móveis:
- Certifique-se de que a linha de assunto seja breve, para que os smartphones a exibam totalmente (25 a 30 caracteres).
- Espaços em branco e quebras de linha facilitam a leitura dos usuários.
- Para ajudar na leitura do texto, aplique fontes maiores.
- Deixe os links claros e fáceis de clicar.
- Insira botões de CTA robustos para garantir o melhor desempenho.
- As fotos devem ser otimizadas para acelerar o carregamento.
Teste a otimização de seus e-mails para dispositivos móveis para observar quais componentes funcionam corretamente e quais não funcionam. Para avaliar as alterações que você fez e entender como seus segmentos respondem a elas, realize um teste A/B.

Ofereça material de qualidade, personalize o nome do remetente e a linha de assunto
Após segmentar sua lista, escolha a estratégia mais eficaz para alcançar seus assinantes. As ações dos destinatários da sua campanha serão influenciadas por três fatores: a linha de assunto, o nome do remetente e a qualidade do conteúdo.
Quando os destinatários recebem um e-mail, o nome do remetente costuma ser o primeiro fator que eles notam. O nome que você adota ao enviar seus e-mails deve ser claro e reconhecido facilmente. Certifique-se de que o nome usado seja consistente e os destinatários sempre recebam e-mails do mesmo remetente.
Tanto o nome do remetente quanto a linha de assunto são elementos essenciais. Para criar uma linha de assunto eficaz, siga as orientações abaixo:
- Escreva linhas de assunto concisas e chamativas (devido às limitações de caracteres).
- Inclua elementos que evocam curiosidade, urgência, relevância, valor ou emoção para aumentar as taxas de abertura e conversão.
- Faça com que suas linhas de assunto sejam exclusivas e contenham informações específicas.
Você pode aumentar suas chances de atrair visitantes e testar diversas linhas de assunto para suas campanhas de e-mail marketing realizando testes A/B. Compare a eficácia de diferentes palavras e comprimentos na sua linha de assunto.
Automatize campanhas e use gatilhos comportamentais
E-mails enviados como reação ao comportamento do assinante são chamados de e-mails acionados por comportamento ou e-mails transacionais. Eles costumam produzir taxas de conversão mais altas devido ao senso de urgência que proporcionam aos clientes.
Os gatilhos ou eventos descritos a seguir podem ser definidos para que e-mails automatizados sejam enviados como resposta ao usuário:
- E-mail de boas-vindas para assinatura em um blog.
- E-mail de saudação enviado a um lead que se torna um cliente, visita seu site, clica em um botão ou preenche um formulário.
- Eventos de conversão no topo do funil.
- Ocorrências de conversão no fundo do funil (eventos que sinalizam interesse real em seus produtos ou serviços).
- Inatividade dos assinantes.
Conclusão
Ao desenvolver um plano sólido de e-mail marketing para se conectar com o público-alvo de maneira personalizada, é possível aumentar as vendas com um baixo custo. Todos querem obter conversões com as campanhas de e-mail, independentemente do setor de atuação ou natureza dos produtos ou serviços oferecidos. Em vista disso, algumas práticas recomendadas podem ser adotadas em todas as áreas para aprimorar sua estratégia de e-mail marketing, aumentar o engajamento dos leitores e elevar as taxas de conversão gerais dos seus e-mails. Para mais informações sobre como otimizar sua estratégia e obter uma taxa de conversão mais alta, leia este artigo: Otimização para conversões mais altas.
As taxas de abertura e de cliques são os KPIs de uma campanha de e-mail marketing bem-sucedida. Essas estratégias devem ser cuidadosamente planejadas se você quiser aumentar as taxas de abertura, cliques e respostas.
Isso pode ser feito por meio de testes com a campanha planejada para verificar o que funciona melhor.
O teste A/B é uma ferramenta maravilhosa para aumentar a eficácia de suas campanhas de e-mail marketing. Ele permite comparar os componentes de suas mensagens de e-mail para determinar como eles afetam as respostas dos usuários.