Definição de teste no lado do servidor
Para começar, vamos entender o que acontece no back-end ao acessar um site.
Quando um usuário visita um site, uma solicitação é enviada ao servidor do qual os arquivos são transferidos para o navegador, que cria uma versão visível do conteúdo. De acordo com as regras predefinidas, o JavaScript presente nos arquivos torna a página (composta por HTML e CSS) interativa. O JavaScript é executado no nível do servidor ou do navegador. Ele também é responsável por criar variações nas páginas.
Em processos de experimentação, como testes A/B, existem dois métodos para entregar as variações testadas. Um é o teste no lado do servidor e o outro é o teste no lado do cliente.
No teste no lado do servidor, o usuário solicita o acesso a uma página web por meio do navegador. Em seguida, o servidor encontra os arquivos solicitados que compõem a página e executa o JavaScript nela. As alterações desejadas são feitas, e o servidor envia a variação diretamente para o usuário.
Vamos entender quais são as diferenças entre o teste no lado do servidor e o teste no lado do cliente.
Teste no lado do cliente e teste no lado do servidor
No teste no lado do cliente, o servidor envia todos os arquivos solicitados para o navegador, que executa o JavaScript para aplicar as alterações antes de apresentar a versão visível da página. Veja abaixo as diferenças detalhadas dessas duas abordagens de testes.
Parâmetro | Teste no lado do servidor | Teste no lado do cliente |
Facilidade de implementação | Difícil. Como a variação é enviada diretamente para o navegador, ela exige que os desenvolvedores criem cada variação e armazenem em um servidor. | Fácil. Usa um editor de arrastar e soltar no back-end. |
Velocidade | Mais rápido, pois todo o trabalho pesado é feito no nível do servidor. O navegador consegue renderizar a página mais rapidamente. | Lento, pois o navegador precisa passar pelo JavaScript, antes dos códigos HTML e CSS. Esse processo exige tempo e requer medidas de otimização para ser acelerado. |
Impacto na experiência do cliente | Sem impacto. | A execução do JavaScript no nível do navegador pode atrapalhar a experiência do cliente durante o carregamento da página. |
Escopo | Permite personalizar e criar variações para verificar o algoritmo, a UI/UX, o fluxo de transações etc. | A execução do JavaScript no nível do navegador pode criar variações limitadas à UI/UX. |
Canais | Permite testes entre canais. | Restrito apenas à versão web. |
Agora, vamos entender em quais cenários você pode optar pela realização de testes no lado do servidor.
Quando usar o teste no lado do servidor?
O teste no lado do servidor possibilita realizar experimentos em um nível mais profundo, que vai além da UI e da UX. Estes são os cenários que podem ser experimentados com testes no lado do servidor:
- Páginas de conteúdo dinâmico que mudam com a interação do usuário. Por exemplo, em um site de comércio eletrônico, um teste é executado para determinar o custo de frete ideal com base no preço do produto.
- Sites grandes e complexos com múltiplos elementos dinâmicos. Por exemplo, sites de redes sociais em que é necessário testar os botões de curtir, compartilhar, comentar e publicar.
- Testes de lançamento de um novo produto ou funcionalidade que exigem experimentação na stack. Por exemplo, uma empresa de tecnologia educacional pode testar seu novo mecanismo de recomendação de cursos com base em um formulário preenchido pelo usuário.
- Experimentos com a experiência do cliente por meio da criação de múltiplas variações da versão web e do aplicativo. Por exemplo, uma agência de notícias pode testar o fluxo de visitantes tanto na versão web quanto no aplicativo com um único experimento.
Como ocorre o teste no lado do servidor?
Um kit de desenvolvimento de software (SDK) é instalado e integrado ao servidor do back-end. Ele é criado usando linguagens de back-end como Node.js, Python, .net e Java.
O SDK funciona como uma interface entre o servidor web e o servidor da ferramenta de testes. Ele recebe todas as condições de experimentação do servidor da ferramenta no formato JSON. Em seguida, exibe ao visitante a página solicitada com as variações que foram predefinidas no arquivo JSON.
Os dados da atividade do usuário são monitorados no lado do servidor. Em seguida, são enviados para gerar relatórios de campanhas em um painel.
Benefícios do teste no lado do servidor
Agora que compreendemos as condições e os cenários propícios para a realização de testes no lado do servidor e como funciona o processo para estabelecê-los, vamos conhecer os benefícios da execução de um teste no lado do servidor.
- Auxilia na realização de processos de experimentação complexos, que vão além do teste da experiência do usuário.
- Mitiga os riscos durante a implementação de novas funcionalidades e produtos, pois efetua a mudança em etapas. Durante essa implementação em etapas, ajuda a encontrar lacunas e escopo para melhorias.
- Possibilita executar um único teste para múltiplas plataformas, como páginas web e aplicativos.
- Fornece insights aprofundados sobre a stack completa, contribuindo com a tomada de decisão baseada em fatos, em vez de suposições.
Além de todos os benefícios mencionados acima, também há outra vantagem oferecida pelos testes no lado do servidor que deve ser mencionada. No teste no lado do cliente, existe a possibilidade de haver oscilação, o que significa que um usuário pode visualizar a versão original por um breve momento antes de ter acesso a uma variação da página. Isso afeta os resultados da experiência, pois alguns usuários podem se comportar de forma diferente quando percebem que fazem parte de um experimento. Por outro lado, em um teste no lado do servidor, as variações são enviadas diretamente pelo servidor, o que elimina as chances de haver oscilação.
Teste no lado do servidor com a VWO
É importante oferecer uma experiência fluida para os usuários durante seus experimentos. Os testes no lado do servidor com a VWO garantem total flexibilidade para realizar experimentos em todos os canais com integração de SDK em 15 minutos, sem afetar o desempenho. Solicite uma demonstração da VWO Fullstack e melhore a experiência digital com o seu produto.