7 exemplos de páginas de agradecimento que podem melhorar a experiência dos visitantes
Na maioria das vezes, a página de agradecimento é exibida após a realização de uma conversão no seu site, o que a torna um elemento que vai além do funil de conversão. Mas você já parou para pensar que até mesmo essa página é capaz de gerar conversões?
Download grátis: Guia de teste A/B
Para a maioria dos profissionais de marketing, uma página de agradecimento nada mais é do que uma forma de expressar sua gratidão aos usuários que efetuaram uma compra em seu site ou se inscreveram para receber sua newsletter. No entanto, essa página também tem a capacidade de encorajar os visitantes e potenciais clientes a realizarem outras ações em seu site. Ela pode representar inúmeras oportunidades de conversão e até multiplicar as receitas da sua empresa.
Se existe uma página que pode ser uma mina de ouro para o seu site, não é a página do produto, landing page ou página de checkout… é a página de agradecimento.
Neste artigo, apresentaremos alguns exemplos de páginas de agradecimento inteligentes para ir além do seu funil de conversão e aumentar a sua taxa de conversão.
Por que a página de agradecimento é tão importante
Depois de fechar um negócio com alguém, o que você costuma fazer? Agradecer a parceria? Dar um aperto de mão amigável e abrir um sorriso? Essas são ótimas maneiras de encerrar a interação e deixar as portas abertas para futuras colaborações.
Enxergue a página de agradecimento do seu site como a versão digital desses gestos amistosos. Se você já minimizou a importância ou capacidade dessa página, aqui estão alguns motivos para reconsiderar o seu posicionamento em relação a ela.
Demonstrar gratidão:
Essa é uma oportunidade de demonstrar gratidão aos seus usuários por acessarem o seu site ou realizarem a ação desejada. Com esse passo simples, você fomenta a boa vontade e a imagem positiva da sua marca.
Confirmar as ações realizadas:
Pode não parecer nada demais, mas confirmar as ações dos visitantes, como a conclusão de uma compra ou o preenchimento de um formulário, promove uma experiência do usuário positiva. Ela faz com que os visitantes se sintam bem, pois eles não ficam se questionando se suas ações foram ou não realizadas.
Monitorar conversões:
Quando os usuários chegam à sua página de agradecimento, significa que a conversão foi bem-sucedida. Isso possibilita que você avalie o desempenho dos testes nos quais uma das métricas é o número de visitas à página.
Reduzir a taxa de rejeição:
Em vez de deixar os usuários na mesma página em que eles fizeram o envio de um formulário, a página de agradecimento pode incentivá-los a realizar mais ações. Ela ajuda a reduzir a taxa de rejeição ao apresentar conteúdo adicional ou estimular os usuários para que desempenhem outras ações no seu site.
Direcionar os usuários para a próxima ação:
Uma página de agradecimento bem projetada é capaz de direcionar os usuários ao próximo passo. Por exemplo, após a realização de uma compra, ela pode sugerir produtos relacionados, compartilhar links para acessar recursos valiosos ou estimular os usuários a explorar o seu conteúdo, aumentando as taxas de engajamento.
Não quer deixar a sua página de agradecimento à mercê da sorte? Se você deseja maximizar suas vendas, assista a este vídeo que mostra como aprimorar a estratégia de otimização da sua página de agradecimento.
7 formas inteligentes de usar a sua página de agradecimento (com exemplos)
Pedir indicações
Conquistar novos negócios costuma ser um desafio constante para a maioria das empresas on-line. Mas existe um canal inteligente que, se usado da forma certa, pode ser transformado em uma excelente fonte de receitas: as indicações. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ogilvy, cerca de 74% das pessoas enxergam as indicações boca a boca como um dos fatores mais influentes em suas decisões de compra.
Logo, não é surpresa que a maioria das empresas invistam em iniciativas que incentivam os clientes a indicá-las aos seus amigos e familiares. Por exemplo, a Hubspot aproveita sua página de agradecimento para conseguir mais indicações de seus clientes.
A empresa acredita que, se um cliente está satisfeito com seus serviços e se registrou na plataforma, ele ficará feliz em fazer uma indicação aos seus conhecidos.
Aumentar o engajamento nas redes sociais
Além das indicações, outra forma de aproveitar a sua página de agradecimento é usá-la para impulsionar o engajamento nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa, 39% dos profissionais de marketing digital ao redor do mundo acreditam que o compartilhamento social é uma ferramenta muito eficaz para aumentar as conversões.
A página de agradecimento da Punchbowl é um ótimo exemplo disso.
Como é possível observar, em vez de inserir apenas os ícones das redes sociais na página de agradecimento (como a maioria das marcas faz), a Punchbowl destina um espaço para explicar exatamente o que o usuário pode esperar ao se engajar com a marca em plataformas como Twitter, LinkedIn e Trends Blog.
Fazer o cross-sell dos seus produtos ou serviços
Embora a maioria dos profissionais de marketing defenda que a página de checkout é a opção perfeita para fazer o cross-sell de produtos e serviços, acreditamos que a página de agradecimento é uma alternativa ainda melhor!
A razão por trás dessa ideia é que, quando um cliente chega à página de agradecimento após efetuar uma compra ou se inscrever para acessar o blog de uma marca, ele está no palco principal. Isso significa que o usuário está mais propenso a gerar outra conversão nesse momento do que quando retornar ao site um mês depois.
Por isso, use a sua página de agradecimento para estimular seus clientes a comprarem ainda mais. Que tal atraí-los com cupons de desconto ou ofertas válidas por 48 horas após a compra?
A Bliss, com seu design claro e conteúdo assertivo, tem um dos melhores exemplos de página de agradecimento no setor de e-commerce:
A página destaca os produtos mais vendidos da marca, atraindo os clientes para conhecê-los e considerar sua compra.
Oferecer conteúdo relevante
Outra maneira incrível de transformar a sua página de agradecimento em uma máquina de vendas eficiente é adicionar recomendações de conteúdos relevantes e personalizados. Você pode disponibilizar diversos tipos de materiais, como publicações em blogs, artigos, white papers, guias de produtos, e-books, recursos gratuitos e muito mais.
Adicionar depoimentos
Alguns clientes precisam de mais estímulo do que outros para indicar sua marca a conhecidos ou seguir seus perfis nas redes sociais. Nesse caso, use o poder das avaliações. Faça com que esses usuários leiam os depoimentos de seus principais clientes na página de agradecimento para assegurar a continuidade do engajamento.
Coletar feedbacks
Usar a sua página de agradecimento como uma página de confirmação de compra não é apenas uma prática comum, mas uma funcionalidade muito importante. No entanto, você já pensou em aproveitar o potencial dela como um meio valioso de coleta de feedbacks? Essa é uma ótima forma de entender a mente dos seus clientes e desenvolver uma conexão mais forte com eles.
Observe a pop-up “Diga-nos o que você pensa” (“Tell us what you think”) ao final da página de agradecimento da Apple. Talvez um cliente satisfeito não esteja disposto a clicar na caixa para enviar seu feedback, mas um usuário frustrado provavelmente usará o recurso. Na pior das hipóteses, você receberá feedbacks valiosos que poderão ajudá-lo a melhorar suas taxas de conversão no futuro.
Falar sobre dinheiro com visitantes que estão retornando ou potenciais clientes com os quais você já tem relacionamento
Outra ótima forma de utilizar a sua página de agradecimento é falar sobre dinheiro com os visitantes que estão retornando ou os potenciais clientes com os quais você já tem relacionamento. Essas pessoas confiam na sua marca e estão prontas para os engajamentos que vão além de webinars e artigos publicados no seu site. Nesse caso, pergunte a elas se desejam receber uma ligação da equipe de vendas ou realizar a demonstração de um produto.
Aqui está um exemplo de como a WordStream fez isso com os usuários que se registraram para acessar seu e-book “Does Facebook Advertising Work?” (“Os anúncios no Facebook funcionam?”, em tradução livre para o português):
Download grátis: Guia de teste A/B
Estrutura básica da página de agradecimento
Embora existam diversas formas para criar sua página de agradecimento, seguir uma estrutura definida sempre ajuda. Abaixo, listamos alguns elementos básicos que são essenciais para uma página de agradecimento eficaz.
- Mensagem de agradecimento.
- Detalhes da conversão (por exemplo, os detalhes de um ingresso de uma peça de teatro, o valor da transação, o horário de exibição etc.).
- Notificação de ações adicionais necessárias, incluindo as diretrizes que o usuário deve seguir. Por exemplo, uma página de agradecimento deve avisar se o usuário terá que apresentar um documento com foto para retirar seus ingressos na bilheteria do teatro.
- Informações de contato da empresa.
- O que o visitante deve esperar por parte da empresa, como o recebimento de uma ligação em até um dia útil, verificação imediata por e-mail, SMS, entre outros.
- O que o visitante deve fazer a seguir. Essa informação define o(s) objetivo(s) da sua página de agradecimento.
O que fazer e o que não fazer na página de agradecimento
O objetivo da página de agradecimento, além de demonstrar gratidão a uma pessoa que efetuou uma compra ou realizou a ação desejada no seu site, é encaminhar o usuário ao próximo estágio. Ou seja, aumentar as chances de uma nova conversão. Para alcançar esse objetivo, inspire-se na lista a seguir do que fazer e do que não fazer e veja alguns dos melhores exemplos de páginas de agradecimento.
O que fazer na página de agradecimento
Demonstrar entusiasmo
Não seja chato! Use algumas palavras poderosas, como “Parabéns”, “Sucesso” e “Oba! Você conseguiu!” para que o usuário se sinta feliz e querido.
Adicionar um toque humano
Inclua na página uma foto do CEO ou da equipe da empresa, um vídeo com a fala de algum profissional do setor ou uma assinatura escrita à mão. Esses elementos aumentam a credibilidade do seu site. As pessoas ficam convencidas a realizar uma ação quando confiam na sua marca. Não hesite em adicionar provas sociais se você acredita que elas podem estimular os usuários a se interessarem e explorarem seus produtos.
Manter o call-to-action ou texto principal “acima da dobra”
Você só tem alguns segundos para capturar a atenção dos clientes antes que eles fechem a janela. Por isso, sempre adicione o call-to-action ou texto importante acima da dobra da página. Essa é uma das melhores práticas para páginas de agradecimento, e você não deve ignorá-la.
Exibir as ofertas vigentes e permitir seu compartilhamento
Mostrar as ofertas vigentes e os ícones das redes sociais aos clientes na sua página de agradecimento é uma das melhores formas de incentivar compras repetidas, além de aumentar o engajamento nas redes sociais. Mas tenha cuidado com o que você exibe nessa página. Assegure-se de que os hiperlinks para os seus produtos e redes sociais estejam corretos para aumentar os níveis de engajamento e conversões.
O que não fazer na página de agradecimento
Não inundar a página com conteúdo demais
Nunca adicione mais do que quatro ou cinco linhas de texto na sua página de agradecimento. A menos que seja realmente necessário, o ideal é deixar um pouco de espaço vazio para os visitantes. Afinal, pode ser difícil para eles ler um conteúdo tão longo, até mesmo na página de agradecimento. Além disso, é essencial que o conteúdo seja mínimo para garantir que o botão de call-to-action funcione como o esperado. Siga uma abordagem minimalista e veja seu engajamento melhorar!
Não prometer algo que você não é capaz de entregar
Se você não tem certeza de que a empresa conseguirá responder aos seus clientes dentro das próximas 24 horas, não assuma esse tipo de compromisso! Em vez disso, informe que eles receberão um retorno em breve. É sempre melhor dizer a verdade aos clientes do que fazer falsas promessas e não conseguir cumpri-las.
Não cometer erros no design da página
Não importa quanto tempo você dedica ao aperfeiçoamento do seu conteúdo, se o design da página não for atrativo, ela não chamará a atenção de ninguém. Por isso, trabalhe nos detalhes da sua página de agradecimento. Certifique-se de que ela tenha uma boa aparência e exiba todos os elementos necessários para prender a atenção do cliente.
O caminho a seguir
Para concluir, se uma página específica tem o potencial de adicionar valor aos seus objetivos de conversão, por que não aproveitá-la? Mesmo que não faça parte do seu funil, ela ainda pode impactar as métricas de todo o site e gerar mais conversões do que você imagina. Vá em frente e implemente as melhores práticas que apresentamos na sua página de agradecimento e transmita uma impressão positiva e duradoura aos seus clientes.
Perguntas frequentes
A página de agradecimento confirma a ação do usuário e promove uma experiência positiva, reduzindo as incertezas dele. Ela ajuda a direcionar os visitantes aos próximos passos, que podem incluir a apresentação de produtos relacionados, mais conteúdo ou opções de engajamento. A página de agradecimento também é essencial para monitorar e medir o sucesso das iniciativas de marketing, ajudando as empresas a avaliar a efetividade dos testes A/B realizados nela ou na página que a antecede.
Uma página de agradecimento bem elaborada é composta por diversos elementos importantes. Primeiramente, ela deve exibir a mensagem de agradecimento em uma posição de destaque. Esse tipo de mensagem ajuda a desenvolver a confiança junto aos seus usuários. Em segundo lugar, ela deve apresentar detalhes precisos sobre a conversão.
Se um cliente comprou uma calça, a página deve exibir a foto do item, o número de peças adquiridas, o preço pago, a data de entrega prevista, o endereço de entrega e as informações de contato da marca para facilitar uma possível comunicação futura.
Ainda mais importante, a página deve ter um call-to-action que direcione o cliente aos próximos passos ou o estimule a navegar por outras páginas do site.
Páginas de agradecimento exibidas após a realização de uma compra, registro em um webinar, inscrição em um concurso ou cadastro para receber e-mails são os exemplos mais populares. Se você procura mais opções de páginas de agradecimento, leia a seção correspondente neste artigo.
Já dissemos quais elementos um modelo ideal de página de agradecimento deve ter. Agora, vamos explicar o que não deve fazer parte dela:
Exagero: se você sobrecarregar a página de agradecimento com muitas ofertas de upsell (não importa o quão relevantes elas sejam), não transmitirá uma boa impressão aos usuários, que simplesmente sairão do site por se sentirem sobrecarregados com as informações.
Conteúdo genérico: uma página de agradecimento sem personalização não cria uma conexão com o usuário e pode fazê-lo se sentir apenas um número.
Ambiguidade: a falta de instruções claras sobre os próximos passos ou como entrar em contato com a empresa pode confundir os visitantes. Isso impacta negativamente a experiência do usuário.
Falta de compartilhamento social: perder a oportunidade de estimular os usuários a compartilharem suas experiências positivas nas redes sociais pode reduzir o potencial de indicações.
Você pode usar ferramentas de análise comportamental, como heatmaps ou registros de sessão, para compreender como os usuários se comportam na sua página de agradecimento. Eles clicam nos links da página? Eles rolam a tela para baixo para encontrar mais informações? Eles clicam em áreas que não são clicáveis? Os heatmaps são capazes de mostrar com quais elementos da página os usuários mais se engajam.
Os registros de sessão exibem todos os cliques, rolagens e pausas que eles fazem. Se você quiser, também pode conduzir uma enquete para perguntar aos usuários o que eles esperam encontrar na página de agradecimento e fazer as alterações de acordo com as respostas obtidas. Todas essas medidas melhoram a eficácia da página.
Normalmente, as páginas de agradecimento não são indexadas pelos mecanismos de busca, pois elas servem para confirmar as conversões, como a compra de um produto ou o envio de um formulário. Ainda mais importante, a aplicação de técnicas de SEO na página de agradecimento pode resultar na exposição de informações confidenciais dos clientes.
Mas se você tem uma página de agradecimento que traz conteúdo ou ofertas de valor e não contém textos duplicados de outras partes do seu site, talvez seja uma boa ideia indexá-la. De forma geral, pondere sobre a experiência do cliente e o impacto dos resultados de pesquisa para decidir se vale a pena ou não indexar a sua página de agradecimento.